terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Galileu Galilei


15 de fevereiro 1564 – 08 de janeiro 1642



Foi um físico, matemático, astrônomo. Nasceu em Pisa, Itália; em 1564, mas quando jovem foi morar em Florença com a sua família. Viveu quase oitenta anos. Galileu foi responsável pelo avanço na física e astronomia. Fez várias invenções, estudos e descobertas. Umas de suas invenções foi o telescópio no qual ele pode explorar o universo. Mas suas teses eram contrárias aos dogmas da igreja na qual foi perseguido. Galileu morreu em 1642, foi enterrado na Capela de Santa Croce, em Florença, Itália.

Cronologia da vida de Galileu:

1581- Entrou na Universidade de Pisa, para estudar medicina, mas desistiu pois ele era interessado em física e matemática, no qual gostava desde pequeno.O seu pai permitiu que deixasse a universidade e começou a estudar matemática.

1589 - Tornou-se professor de matemática na Universidade de Pisa, ministrava e estudava a teoria de Ptolomeu segundo a qual o Sol e os planetas orbitariam ao redor da Terra. Foi em Pisa, aos Vinte e cinco anos de idade, que Galileu desenvolveu um conhecimento mais profundo de astronomia e começou a romper com as teorias de Aristóteles e Ptolomeu.

1592- Galileu deixa Pisa. O salário era baixo, e com a ajuda de um amigo, Guidobaldo Del Monte, Galileu foi nomeado catedrático de matemática na Universidade de Pádua, na República de Veneza.

1593- Ele criou tratados sobre fortificações e mecânica para seus alunos particulares e inventou uma bomba para elevar água com a força de um único cavalo.

1597- Galileu inventou um compasso geométrico. Também começou a se corresponder com Kepler. Galileu simpatizou com a visão copernicana de Kepler, e com isso Galileu apoiava abertamente a teoria heliocêntrica (sol no centro do universo) da Terra. Mas os interesses científicos de Galileu estavam ainda concentrados sobre a mecânica. Naquele período Galileu também conheceu Maria Gamba, com quem teve três filhos. A filha mais velha, Virginia, nascida em 1600, foi sempre muito próxima a Galileu.



1608- Galileu soube que um holandês chamado Hans Lipperhey fez uma luneta capaz de fazer com que objetos distantes aparentavam estar mais próximo. Então ele se dedicou a tentar aperfeiçoá-la. Em pouco tempo projetou um telescópio três vezes mais poderoso, e dentro de um ano, um telescópio com potencial trinta vezes maior .

1610- Galileu voltou seu telescópio aos céus em janeiro. A lua deixou de ser bola perfeita, ganhando montanhas e crateras. Através de seu telescópio Galileu descobriu quatro luas ao redor de Júpiter, uma descoberta que anulava o geocentrismo, pois acreditavam que todos os corpos celestes se moviam exclusivamente ao redor da Terra. Também em 1610, Galileu publicou O mensageiro estelar no qual ele anunciava suas descobertas. Galileu sentiu-se impossibilitado de continuar ensinando teorias aristotélicas e sua fama lhe permitiu retornar a Florença como matemático e filósofo.

1613- Galileu publicou Cartas sobre manchas solares onde colocava pela primeira vez em palavras impressas a sua defesa do sistema copernicano de um universo heliocêntrico. Seu trabalho foi discriminado e seu autor denunciado, o que chegou rapidamente à atenção da Inquisição.




1616- Galileu organizou uma Academia de Refugiados – uma espécie de grêmio cientifico e filosófico – formado por homens que tinham fugido de outras partes da Itália para Veneza a fim de continuar seus estudos e expressar suas idéias livremente. Foi nesse lugar que Galileu divulgava os resultados de suas observações e experiências. E também explicava a função de seus inventos como o compasso, a máquina de desatinar a levantar a água e irrigar o solo; termômetro, invento para medir a temperatura; explicou os mistérios do imã e das forças magnéticas da Terra; e por fim o mais importante de suas invenções o telescópio.
1623- Galilei publicou “O ensaiador”, sobre a natureza dos cometas. Os cometas são para Galilei fenômenos óticos e não objetos físicos. Quando Paulo V morreu em 1623, o seu sucessor, o Cardeal Barberini, eleito com o nome de Papa Urbano VIII, era um dos amigos defensores de Galileu. Urbano disse a Galileu que enquanto Galileu tratasse o sistema de Copérnico como hipótese e não como fato, ele teria liberdade de publicar suas obras. Galileu contou com esta garantia para trabalhar no Diálogo sobre os dois máximos sistemas de mundo durante os próximos seis anos, foi livro que levou à prisão.

1634- Sua filha Virgínia morre. Terminou o livro Duas novas ciências em menos de um ano, mas foi impedido sua publicação. O manuscrito foi contrabandeado da Itália para Europa. Diálogos sobre duas novas ciências vinha explicando acerca das leis que governam corpos em queda livre. A primeira metade do livro se concentra sobre as experiências que Galileu fez com o plano inclinado e movimento acelerado. Na segunda parte do livro, Galileu se dedicou ao cálculo da trajetória de um projétil disparando de um canhão. Galileu foi o primeiro a determinar as causas e a descrever o fenômeno. Nessa época Galileu perde a visão.

1642- Morre Galileu no dia 8 de Janeiro.

Principais obras:
* Telescópio
* O mensageiro estelar
* Cartas sobre manchas solares
* Compasso
* Termômetro
* Funcionamento do imã
* Descobriu que a massa não influi na velocidade da queda
* O ensaiador
* Diálogos sobre duas novas ciências

Galileu foi um grande astrônomo, fez várias descorbertas que o levaram a prisão. Teve que desmentir suas teses de que a Terra girava em torno do Sol para ser salvo, mas no final do jugamento ele disse bem baixinho ''mesmo assim ela se move'', mas ficou preso na sua casa onde morreu. Em 1992, mais de três séculos após a morte de Galileu, a Igreja reviu o processo da Inquisição e decidiu pela sua absolvição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário